São pequenos detalhes que, se ignorados, vão puxar o seu pé como assombração… #produçãodeventos #blogdacastfy

Essa é apenas uma das muitas tarefas que um coordenador e produtor de eventos possui, por isso usar meios e táticas para otimizar tempo e ser mais assertivo, é sempre uma boa estratégia.

Casting é o recrutamento e seleção de staff para eventos corporativos ou ações promocionais como blitz, ativações, panfletagem. Essa equipe atua como recepcionistas (bilíngues em alguns casos), promotores, credenciamento, hostess e supervisores.

Geralmente essa seleção é feita de acordo com as características físicas dos profissionais definindo a cor dos cabelos, olhos, altura ou manequim.

Muitos dos profissionais que atuam nessa área são modelos, mas não necessariamente. Existem alguns que são estudantes universitários e que se interessam pela área de eventos. Claro que é muito importante ter uma ótima aparência e uma boa altura, porém o mais importante é ser um profissional comprometido, inteligente e de bom humor!Não estamos falando de casting de moda, onde os padrões são bem limitados. Para casting de eventos, o perfil é mais executivo.


Seguem abaixo algumas dicas de ouro 😉

Não perca o timing

Diversas vezes o casting é deixado de lado pois existem pendências mais “cabeludas” para se resolver, como o bloqueio de um hotel ou projeto de cenografia viável. Porém, não se engane!

Garanto que é desesperador se encontrar em uma situação em que você precisa de 4 recepcionistas bilíngues e Cuiabá sendo, uma loira, uma japonesa, uma negra e uma ruiva. Só que a agência de casting não tem essas opções para a data do seu evento, que é semana que vem. E não, o cliente não quer 2 loiras e 2 morenas, ele quer exatamente assim.

Pessoas não são fabricáveis, portanto tire isso da frente o quanto antes.

Tenha pessoas de reserva

É bem comum ter alguma falta ou cancelamento de participação em cima da hora. Por isso, é recomendável ter pessoas de “backup”.

Mas seja transparente.

Avise esse profissional que ele está sendo escolhido como reserva e será convocado somente em caso de algum imprevisto.É inteligente escolher backups que morem relativamente perto do local do evento, para fácil locomoção e cobertura em tempo.Dessa forma você estará sempre tranquilo e estar tranquilo faz toda a diferença para o cliente. Ele sente quando algo não vai bem.

Motive a sua equipe

Nada mais desagradável do que você ir se credenciar em um evento e se deparar com uma pessoa de cara fechada, com aquela energia ruim.O front desk é a cara do seu evento! Lembra do velho ditado “a primeira impressão é a que fica”? Então, ele procede.

Mas para você ter uma staff animada é essencial motivá-la.

Ao chegar no evento, apresente a sala de produção ou de apoio onde eles poderão guardar as bolsas/mochilas, faça uma escala de 10 minutos de descanso para ir no banheiro e tomar água (eles não são robôs), não esqueça de combinar no briefing se terá alimentação no evento ou não e faça eles se sentirem importantes, valorizados e parte do evento. Só isso faz um milagre e lindos sorrisos irão surgir na sua recepção.

Use ferramentas de tecnologia

Atualmente temos algumas boas plataformas que auxiliam na organização de eventos, com criação de página na Web otimizada, vendas de ingressos, RSVP… É visível o abismo que existe entre empresas que usam tecnologia na gestão de eventos e as que não usam. Especialmente em eventos de grande porte.

Portanto, fique antenado! Usando essas soluções, a produção do seu evento estará utilizando o que há de mais avançado, entregando para o cliente final um resultado excelente.

Aqui na nossa plataforma online Castfy, você conta com uma ferramenta para a seleção e contratação de freelancers para eventos, bares e restaurantes. E aí, já testou? Conta aqui o que achou!!